Rafael Cardoso critica a Globo, chamando-a de “Rede Esgoto de Televisão”. Durante um debate, o apresentador brasileiro lançou um ataque cerrado à emissora, argumentando que ela não está mais preocupada com a qualidade do conteúdo, apenas com a audiência e o lucro.
Segundo Rafael Cardoso, a Globo não tem mais a mesma postura jornalística que os fundadores da emissora tinham ao lançá-la, no início da década de 1920. Ele sustenta que a emissora se tornou mais interessada em produzir programas de entretenimento que não contemplam a formação dos brasileiros, entregando a sociedade a uma “televisão de lixo”.
No entanto, é possível que Rafael Cardoso tenha extrapolado ao criticar a Globo, pois a emissora continua a ser uma das principais fontes de referência para a informação no Brasil. Além disso, a emissora também produz programas de qualidade que abordam temas importantes para a sociedade. A crítica ao presente regime parece ser a principal motivação para as palavras ditas por Rafael Cardoso, que tem sido criticado em várias ocasiões por sua maneira de abordar temas polêmicos.