A geladeira é um item essencial e que toda cozinha deve ter. Afinal é nela que armazenamos os alimentos perecíveis que consumimos e que necessitamos todos os dias.

Como todo eletrodoméstico a geladeira tem um tempo de duração. E quando chega a hora de trocá-la, surge aquela dúvida…

Como escolher a melhor geladeira?

Eleger uma nova geladeira não é fácil, afinal há muitas opções no mercado e uma mais equipada que a outra.

Mas existem alguns critérios que você deve levar em consideração e que podem te ajudar a encontrar a geladeira ideal para você.

Entre eles:

Seu orçamento

A primeira coisa que olhamos ao eleger um produto é o preço, não é mesmo?

É importante que antes de escolher a geladeira você defina o orçamento que tem disponível para comprá-la, dessa forma fica mais fácil selecionar as opções que se encontram dentro de suas condições financeiras.

Modelo

O segundo critério que devemos considerar ao escolher a melhor geladeira é o modelo.

Existem diferentes tipos de geladeira que diferem entre si de acordo com seu tamanho, o número de portas que possuem e a localização do freezer e do refrigerador.

Entre eles temos:

Frigobar – é uma geladeira pequena e que geralmente é usada em ambientes pequenos como escritórios ou outro ambiente de trabalho, por exemplo. Ele tem como função guardar alimentos que serão consumidos rapidamente.

Geladeira de uma só porta – essa geladeira é simples e tem apenas uma porta, sendo composta por um freezer pequeno que fica em seu interior. Ela também apresenta um preço menor e gasta menos energia elétrica.

Esse modelo de geladeira é indicado para cozinhas pequenas, famílias com poucos membros e para quem não vai utilizar muito o freezer.

Geladeira duplex – é a geladeira mais comum e que mais as pessoas compram, pois ela possui duas portas, uma grande para o refrigerador e uma pequena para o freezer.

Ela é vendida em diferentes tamanhos e preços. É indicada para quem deseja uma geladeira e freezer de tamanho considerável.

Geladeira inverse – esse eletrodoméstico também tem duas portas, no entanto ao invés do freezer ficar em cima ele fica na parte inferior e o refrigerador na parte superior.

Ela é indicada para quem deseja mais praticidade, pois o refrigerador fica mais acessível, uma vez que geralmente o usamos mais que o freezer.

É uma boa opção para pessoas que não podem ficar se abaixando, como no caso de idosos e quem tem problema na coluna ou nas pernas.

No entanto esse eletrodoméstico costuma ser mais cara e é necessário um espaço maior na cozinha para comportá-la.

Geladeira french door – é um tipo de geladeira inverse, no entanto a diferença entre ela e a comum é que o refrigerador tem duas portas ao invés de uma.

Ela geralmente é grande, sendo boa para quem tem mais espaço na cozinha e apresenta um custo alto.

Geladeira side by side – ela tem duas portas que ficam uma ao lado da outra, em uma delas fica o freezer e na outra o refrigerador. Ela é mais larga, necessitando de mais espaço para ser posicionada na cozinha.

Seu custo é mais alto do que as outras geladeiras, sendo indicada para quem tem uma cozinha e orçamento maiores.

A Forma que a Geladeira vem Equipada

Outra coisa que devemos levar em conta é a forma que a geladeira vem equipada, para saber se ela tem tudo o que você precisa.

Entre os itens que podem ser encontrados nas geladeiras, estão:

  • Prateleiras: todas as geladeiras têm prateleiras, o que muda é sua disposição e se elas possuem regulagem para comportar diferentes tamanhos de jarras, potes e garrafas.
  • Revestimento de inox: algumas geladeiras são revestidas com aço inoxidável, que ajuda a aumentar a durabilidade das portas e não mancha. 
  • Controle de umidade: sistema que impede que a parte interior do refrigerador mude as condições dos alimentos.
  • Painel eletrônico: painel que controla algumas funções da geladeira como temperatura tanto da geladeira como do freezer e controle de comida estocada.
  • Compartimentos para guardar frutas: em todas as geladeiras geralmente vem um gavetão para guardar frutas e legumes, mas alguns modelos tem uma divisão especial que fica nas portas como no caso do Consul CRM51.
  • Porta latas: em alguns modelos vem repartições próprias para guardar latas. O modelo Consul CRM51 possui um porta latas que você pode transportar para o freezer ou para fora da geladeira.
  • Filtro: o modelo Consul CRM51 também veio com a novidade do filtro, que serve para ventilar o ar que fica dentro do eletrodoméstico, dessa forma evitando o mau cheiro.
  • Dispenser externo: uma espécie de filtro que fica na porta de alguns modelos de geladeira, onde você pode encher um copo de água ou pegar gelo.

Capacidade

A capacidade da geladeira é medida em litros. De acordo com o modelo as geladeiras podem ter capacidade de 200 a mais de 500 litros.

Para escolher a capacidade desse eletrodoméstico você deve levar em consideração o número de pessoas que vivem com você e o tamanho da sua cozinha.

É indicado que uma pessoa que viva sozinha ou um casal tenha uma geladeira de até 300 litros.

Famílias maiores com até 4 pessoas tem a necessidade de um eletrodoméstico de 300 a 400 litros.

Agora se sua família contém mais de 5 membros então sua geladeira deve ter mais de 400 litros.

Marca

Um critério que a maioria das pessoas leva em consideração para escolher a melhor geladeira é a marca do eletrodoméstico.

Existem várias empresas que fabricam o eletrodoméstico. Os produtos que citaremos neste artigo são das marcas Brastemp, Samsung, Electrolux, Panasonic e Consul.

São marcas conhecidas e de renome, mas que não estão ilesas de problemas.

É importante que você leve em conta sua experiência pessoal com as marcas.

Também pesquise a opinião de outros clientes sobre o modelo de geladeira que deseja comprar para tomar sua decisão.

Tipo de descongelamento

Existem dois tipos principais de descongelamento, o manual e o frost free.

Manual

No descongelamento manual é necessário desligar a geladeira regularmente, tirar a comida de dentro dela e aguardar o gelo derreter.

Os inconvenientes são: a água que molha a cozinha e o trabalho que o processo dá.

Frost Free

Já o frost free não tem esses problemas, pois se trata de um sistema de circulação de ar frio no interior do eletrodoméstico que evita o acúmulo de gelo.

Além desses dois há tipos intermediários como:

  • Cycle frost: sistema que reduz a acumulação de gelo, mas ainda precisa ser descongelado duas vezes por ano.
  • Semiautomático: o processo de descongelamento precisa ser feito, mas não é necessário desligar a geladeira.
  • Seco: é necessário descongelar a geladeira, mas ela conta com uma divisão que armazena a água descongelada.

Dos tipos de descongelamento as geladeiras frost free são mais caras e consomem mais energia, mas ao mesmo tempo são mais práticas. 

Consumo de energia

Um critério importante e que deve ser levado em conta quando escolher a melhor geladeira para você é analisar o gasto de energia.

Para ter uma economia a longo prazo o ideal é comprar o eletrodoméstico que gasta menos energia.

Para saber o consumo de energia de uma geladeira você deve examinar o selo de consumo da INMETRO e da PROCEL que é colocado nos produtos à venda.

Esse selo mostra o consumo de cada modelo, sua classificação de eficiência, entre outras informações sobre a geladeira. O valor do consumo se dá por kWh/mês.

Depois você deve verificar na sua conta de luz o valor do gasto mensal em kWh e multiplicar pelo consumo do eletrodoméstico. O resultado é o gasto mensal que o produto trará.

Ranking Das Melhores Geladeiras Para Comprar em 2020

Agora que você viu as dicas de como eleger a melhor geladeira você vai poder conferir os modelos que selecionamos de acordo com seu custo benefício e características.

Geladeira Consul CRB39

Consul CRB39

É uma geladeira de 342 litros, simples e que contém apenas uma porta. Seu tipo de degelo é frost free e seu gasto de energia é de 31,6 kWh/mês.

Ela é pequena, tendo um freezer compacto e não conta com recursos especiais.

No entanto seu consumo de energia é baixo e ela é barata.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Geladeira Brastemp BRM44

Brastemp BRM44

Esse eletrodoméstico tem 374 litros, é um modelo duplex, com uma porta para o refrigerador e outra para o freezer.

O freezer tem um tamanho razoável de 84 litros e seu gasto de energia é de 57 kWh/mês.

Ela conta com compartimento extra-frio para guardar alimentos que perecem mais rapidamente e tem iluminação LED.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Geladeira Consul CRM51

Consul CRM51

Esse produto é um modelo duplex revestido com inox e tem capacidade de 405 litros. Seu consumo de energia é de 52,5kWh.

Como diferencial ela tem duas divisões para colocar frutas na porta da geladeira e um porta latas flex, em que você pode colocar latas e levar tanto para o congelador quanto para fora da geladeira.

Ela ainda conta com um filtro bem estar que promete retirar os maus odores da geladeira através da circulação do ar.

Levando em conta seu tamanho e facilidades ela não tem um custo alto.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Geladeira Samsung RT6000K 

Samsung RT6000K

Esse modelo de geladeira duplex é revestido com inox e tem capacidade para 453 litros. Seu gasto energético é de 40,8kWh/mês.

Ela conta com uma tecnologia Twin Cooling Plus que mantém a umidade da geladeira em 70% e com o modo Power Cool que resfria as bebidas com mais rapidez.

Esse eletrodoméstico também tem a tecnologia inverter em que é possível mudar a função da parte inferior e superior, podendo trocar a localização do refrigerador e do freezer.

Apesar de suas características ela tem um ótimo custo benefício, tanto no quesito preço quanto consumo de energia.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Geladeira Electrolux DW42X

Electrolux DW42X

É um modelo duplex de 380 litros revestido com aço inoxidável. Seu gasto de energia é de 51 kWh/mês.

Esse eletrodoméstico conta com controle de temperatura externo, fluxo múltiplo de ar e prateleira do freezer retrátil, que permite ser usada em três posições diferentes para aumentar o espaço.

Ela também conta com acessórios como um porta latas e quatro cestas multiusos para guardar frutas e condimentos.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Geladeira Panasonic NR-BB53PV3X

Panasonic NR-BB53PV3X

É um modelo inverse de 426 litros, revestida com inox. Apesar de seu tamanho ela tem um gasto energético pequeno de 39,9 kWh/mês.

Ela é frost free, tem tecnologia de resfriamento e biodesodorizador, que ajuda a retirar os maus odores.

Apesar de ter um ótimo custo benefício no site Buscapé tem algumas avaliações do produto que não são boas, pois os consumidores relatam sobre o mau funcionamento do eletrodoméstico. 

Veja na Amazon Veja na Americanas

Geladeira Brastemp BRE57

Brastemp BRE57

É uma geladeira modelo inverse que tem capacidade de 443 litros. Ela pode ser encontrada tanto na versão branca como inox.

Ela tem o sistema Cooling Control que melhora o fluxo do ar no interior do eletrodoméstico e um painel de controle externo que controla a temperatura.

Esse modelo também conta com prateleiras nas portas que são flexíveis, tendo uma regulação de altura para comportar condimentos, latas ou mesmo garrafas.

Ela ainda possui o Twist Ice Advanced um sistema que substitui as formas de gelo. Basta colocar água no abastecedor e ele mesmo coloca água nas forminhas.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Geladeira Brastemp BRE80

Brastemp BRE80

Também é um modelo de geladeira inverse e tem 573 litros de capacidade. Seu gasto de energia é de 68 kWh/mês.

Sua característica principal é seu tamanho que se equipara a de uma geladeira side by side.

Ela conta com painel eletrônico para controlar a temperatura, tem função Smart Ice que funciona de forma similar ao sistema Twist Ice Advanced.

No entanto o que muda é que esse sistema é automático e avisa quando o gelo fica pronto através do painel eletrônico.

Esse eletrodoméstico possui a programação Férias em que é possível deixar o equipamento em stand by para economizar energia quando você passar períodos mais longos fora de casa.

E também conta com um alarme que avisa quando a porta não foi fechada completamente.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Geladeira Electrolux SS72X

Electrolux SS72X

Essa geladeira é modelo side by side, tem capacidade para 504 litros e seu gasto energético é de 64 kWh/mês.

Ela é revestida com aço inoxidável e tem como diferencial ter dispenser de água e gelo em uma de suas portas.

A geladeira ainda conta com painel de controle externo e um design elegante.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Geladeira Electrolux DM84X

Electrolux DM84X

O modelo dessa geladeira é french door, tem capacidade de 579 litros e gasto energético de 75kWh/mês.

Ela conta com painel eletrônico externo e tem um design bonito. O eletrodoméstico também possui um sistema Fluxo Múltiplo de Ar e um compartimento extra-frio.

Esse modelo soa um alarme quando a porta está aberta. Apesar de seu tamanho ela tem um bom custo benefício. 

Veja na Amazon Veja na Americanas

Qual a melhor geladeira para comprar em 2020?

A escolha da geladeira vai depender de quais critérios você considerou para escolhê-la.

Necessita de um eletrodoméstico grande e com bom custo benefício ou prefere um modelo mais compacto e simples?

Isso é você que deve falar, já que o eletrodoméstico vai atender suas necessidades e de sua casa.

Analise os critérios, pesquise preços e opiniões, dessa forma poderá fazer uma boa escolha.

Veja também o ranking das melhores TVs 4k deste ano!

Pin It on Pinterest

Guias De Casa

Conteúdo Gratuito


Quer receber mais dicas, guias e descontos?

Indique seu email abaixo para receber novidades de produtos, novos guias, avaliações e também cupons de desconto das melhores lojas!