O aspirador de pó vertical é um eletroportátil que veio para simplificar a vida tanto da dona de casa quanto de profissionais, uma vez que retira a sujeira e o pó de diversos ambientes de forma eficiente e prática.

Quais as vantagens do aspirador de pó vertical?

O aspirador de pó vertical proporciona várias vantagens ao usuário entre elas:

  • Aspirar a sujeira de lugares de difícil alcance, como cantos e frestas;
  • Ajudar na limpeza de tapetes e carpetes;
  • Retirar o pó e sujeira de sofás e carros;
  • É prático, você pode levá-lo ao local que quiser e usá-lo quando desejar;
  • Fácil de guardar, pois cabe em qualquer espaço pequeno;
  • Não prejudica sua coluna, já que seu cabo é reto e tem um tamanho proporcional;
  • Fácil de usar e geralmente é leve, o que exige um menor esforço físico.

Como escolher um aspirador de pó vertical?

Se você está pensando em comprar um aspirador de pó vertical, existem sete pontos que você deve levar em consideração, como:

Com fio ou sem fio?

Existem dois tipos de aspirador de pó vertical, o com fio e o sem fio. O aspirador de pó vertical com fio é o mais conhecido, funcionando através de um fio ligado por uma tomada à rede elétrica do local.

Ele tem como vantagem não necessitar carregar uma bateria e se tiver fios longos com 4 a 5 metros aspira bem um ambiente. A única desvantagem é que você tem que ficar trocando a tomada ao ir de um lugar para o outro.

Duas boas dicas são: optar por aspiradores de pó vertical com fio comprido e que tenham um porta fio, pois assim fica muito mais fácil guardar.

Já o aspirador de pó vertical sem fio funciona à bateria, precisando ser carregado para então ser usado.

Sua vantagem é não precisar plugá-lo à tomada para funcionar, podendo ser levado tranquilamente de um ambiente para o outro.

No entanto como desvantagem está a duração de sua bateria que varia entre vinte e quarenta minutos. Ele também tem uma potência menor, não sendo bom para aspirar tapetes e lugares em que há pelo de animais.

Além disso, ele leva um tempo longo para carregar, podendo chegar a 5 horas e com o passar do tempo sua bateria começa a falhar, durando menos e trazendo problemas ao usuário.

Pra você ter ideia, vi comentários no Youtube e no site Reclame Aqui de pessoas reclamando sobre isso e falando sobre o alto custo com a manutenção desses aparelhos.

E somando-se a tudo isso seu preço que também é alto acaba não sendo vantajoso para o consumidor.

A potência do aspirador de pó vertical

A potência do aspirador de pó vertical pode variar de 600 w a 2000 w. Quanto mais alta a potência mais sujeira ele suga.

Um aspirador de 600 w é bom para a faxina do dia a dia, retirar poeira do chão, fios de cabelo e farelos.

Mas de 1000 w pra cima é bom para realizar uma limpeza mais profunda, como em carpetes, tapetes e aspirar pelos de pets.

Portanto se você não tem animais de estimação dentro de casa, nem usa carpetes ou tapetes e sua casa é pequena, então aspiradores de no mínimo 600 w podem ser uma boa opção.

Mas se você tem animais, carpetes, tapetes e sua casa é grande, aspiradores de potência a partir de 1000 w pode ser melhor. Pois dessa forma não vai exigir muito do motor do seu aspirador.

O tamanho e peso do aspirador de pó vertical

Os aspiradores de pó vertical variam de 90 cm a 118 cm de altura. Quando for comprar o ideal é que você verifique se ele é adequado para você, de forma que tenha conforto ao manuseá-lo.

Você também deve verificar a largura do aspirador para que seu volume seja apropriado para guardá-lo em um lugar de fácil acesso.

Outra coisa que você deve se atentar é ao peso do aspirador, pois se ele for muito pesado fica difícil de usar. O peso dos aspiradores varia de 2 kg a 10 kg.

Aspiradores de 10 kg se tornam mais complicados de usar, especialmente se você já tem certa idade e não pode ficar fazendo força. Por isso para ficar mais cômodo você deve optar por aspiradores de até 6 kg.

O volume do reservatório

O volume do reservatório de um aspirador de pó vertical pode variar de 0,5 a 3 litros. Quanto maior o reservatório for mais sujeira ele comportará e assim você poderá demorar mais tempo para esvaziá-lo.

É bom optar por reservatórios de pelo menos um litro ou mais, especialmente se sua casa for ampla. Dessa forma você não precisa ficar esvaziando-o o tempo todo.

Existem ainda modelos que contém o filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air), que ajuda a retirar 99 % de partículas, como ácaros e pólen, sendo uma ótima opção para quem sofre de problemas respiratórios.

Mas se sua casa for pequena, um reservatório de 0,5 litros será suficiente. O indicado é que você lave o reservatório sempre que esvaziá-lo. Dessa forma ele ficará limpo e livre de ácaros.

Aspirador de pó vertical comum ou o dois em um?

Uma grande vantagem do aspirador de pó vertical é que alguns modelos são dois em um, ou seja, aspirador comum e portátil.

Nesses modelos você pode deslocar o cabo do aspirador, assim tornando-o portátil. É muito útil para limpar lugares mais altos como sofás, estofados, em cima da mesa ou do teclado.

Já os aspiradores comuns não tem essa opção e, portanto não contam com essa facilidade.

Os acessórios do aspirador de pó vertical

Os aspiradores de pó verticais vêm com alguns acessórios para facilitar aspiração, a quantidade e tipo variam de uma marca para outra.

Entre os acessórios mais comuns são: bocais de tamanhos diferentes para cantos e frestas e escovinhas para limpar carpetes e tapetes.

Você deve optar pelo aspirador de pó que contenha os acessórios que você vai precisar em sua casa.

A classificação de ruído

Outro ponto importante a se observar antes de comprar seu aspirador de pó é quanto à classificação do ruído.

De acordo com o Selo Ruído da Inmetro a classificação é de 1 a 5, sendo a 1 o que tem o som mais suave e o 5 o mais barulhento.

Os aspiradores verticais geralmente tem classificação de 1 a 3, por isso é bom optar por aquele que você vai se adaptar melhor.

Lista Dos Melhores Aspiradores de Pó Verticais

Agora que você já viu os principais pontos que você deve levar em conta antes de comprar um aspirador de pó vertical, você vai poder conferir os 10 melhores aspiradores de pó que estão disponíveis no mercado.

Eles foram escolhidos de acordo com a potência, peso e utilidades.

Vamos conferir?

Electrolux Aspirador de Pó Vertical Ergo Air Speed

Ergo Air Speed

Este aspirador é dois em um, ou seja, pode tanto ser usado como vassoura elétrica como aspirador portátil, já que seu cabo desencaixa, sendo uma ótima opção para limpar sofás, mesas e estofados.

Ele possui um bocal mais largo para limpar o chão e um bocal menor para aspirar cantos e frestas.

O aspirador Eletrolux Ergo Air Speed ainda conta com um fio de cinco metros e um reservatório de 1 litro para o armazenamento de pó e sujeira.

Ele possui uma boa altura, contendo 128 cm, o que é ótimo para pessoas mais altas e pesa 1,4 kg, sendo fácil de manusear e carregar.

O único ponto negativo desse aspirador é sua potência que é de apenas 200 w, não sendo uma boa opção para limpar carpetes, estofados ou tapetes.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Midea Aspirador de Pó Vertical Agil VSA15

Agil VSA15

Esse aspirador também é dois em um, por isso pode ser usado como aspirador de pó vertical convencional ou como aspirador portátil.

Ele tem dois diferenciais: funciona a bateria, a qual dura até 40 minutos e leva 5 horas para carregar, assim você pode limpar diferentes cômodos sem ser necessário trocar a tomada.

E possui uma escova e cabo que se movimentam em 160°, o que facilita na hora de limpar lugares mais difíceis como embaixo do sofá ou da cama.

O aspirador ainda conta com um reservatório de 1,5 litro, pesa 2,2 kg e tem altura de 90 cm.

Um ponto negativo é que ele tem uma potência pequena de 60 w, por isso não é indicado para limpezas mais profundas.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Midea Aspirador de Pó Vertical Practia VSA141/142 600 W

Practia VSA141

O aspirador de pó vertical da Midea tem 600 w de potência, seu nível de ruído é baixo e ainda conta com um dispositivo de proteção contra baixo aquecimento.

Ele também tem a função dois em um, um fio de 5 metros de comprimento e pesa 1,9 kg.

O aspirador tem 115 cm de altura, podendo ser utilizado por pessoas altas e tem um reservatório com capacidade de 1 litro.

Como acessórios ele contém uma escova para pisos e um bocal menor para limpar pequenos cantos.

A marca Midea tem boa avaliação no site Reclame Aqui.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Britânia Aspirador de Pó Vassoura Elétrica Dust Off

Dust Off

O aspirador de pó vassoura elétrica da Britânia também é dois em um, tem potência de 700 w, sendo capaz de aspirar a sujeira e pó de pisos, azulejos, carpetes e estofados.

Ele tem um reservatório de 1,2 litros e ainda um filtro HEPA. O aspirador pode ser encontrado em voltagem de 110 V ou 220 V. Possui um bocal grande para pisos e carpetes e um pequeno para aspirar cantos. 

Esse aspirador é bem avaliado no site das lojas Americanas.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Black & Decker Aspirador de Pó Vertical AV700

AV700

O aspirador de pó vertical AV700 da Black & Decker é dois em um, tem um sistema ciclônico que faz com que o pó circule longe do filtro e assim o mantém limpo, aumentando a velocidade e o desempenho do aparelho.

Ele tem 750 w de potência, tem um filtro HEPA que ajuda a manter o ar mais limpo, bocal de dois tamanhos, um para o piso ou carpete e outro para cantos, frestas e estofados.

O aspirador também conta com um suporte para enrolar o fio elétrico. Seu ponto negativo é seu armazenador de sujeira que tem apenas 800 ml de capacidade.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Wap Aspirador de Pó Vertical Silent Speed 1000 W

Silent Speed 1000 W

Esse aspirador é dois em um, tem 1000 w de potência, sendo ótimo para realizar limpezas mais pesadas.

Ele também contém um sistema 360° que proporciona uma limpeza mais eficiente, já que aumenta os ângulos de aspiração, contém um fio de 5 metros e um suporte para fio.

O aspirador contém dois bicos, um para pisos e carpetes e outro para pequenos cantos. E também tem 112 cm, podendo ser usado por pessoas mais altas.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Philco Aspirador de Pó Vertical Ciclone Force 1000 W

Ciclone Force

Esse aspirador de pó tem alta potência de 1000 w, podendo ser utilizado para aspirar carpetes, tapetes e estofados.

Ele também tem tecnologia ciclônica, assim aumentando a capacidade de aspiração do aparelho, seu nível de ruído é baixo e também conta com proteção contra aquecimento.

O aspirador tem peso de 2,2 kg, possui um fio elétrico de 5 metros e tem um reservatório de 1,2 litros de armazenamento.

E também possui dois bocais um para aspirar o piso e outro para pequenos cantos e frestas.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Philco Aspirador de Pó Vertical Rapid 1000

Rapid 1000

Esse aspirador pode ser usado tanto como aspirador comum quanto portátil. Ele possui 1000 w de potência, sendo ótimo para limpezas pesadas.

Seu reservatório possui capacidade de 1 litro, é fácil de retirar e é lavável. Ele conta com três bocais um para aspirar o piso, outro para cantos e frestas e o terceiro para aspirar tapetes e carpetes.

Seu fio elétrico tem 4 metros de comprimento e ele possui um porta fio, que dá mais praticidade na hora de guardar.

O aspirador pesa 1,3 kg e conta com filtro HEPA. Um dos pontos negativos é que seu ruído é alto.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Mondial Aspirador de Pó Vertical AP-25 Brush Carpet

AP-25 Brush Carpet

Esse aspirador é um dos mais potentes do mercado, tendo 1.200 w, sendo ótimo para uma limpeza profunda e também para ambientes maiores.

Ele é um aspirador três em um, isto é, pode ser usado de três formas, na posição vertical, como vassoura elétrica ou no estilo portátil.

Ele também vem com quatro bocais, um para limpar carpetes, outro multiuso, um para pequenos cantos e o último para limpar estofados.

Ainda possui o filtro HEPA, que ajuda a manter o ar livre de impurezas, ótimo para quem tem problemas respiratórios.

O aspirador conta com um filtro removível com capacidade de 1,5 litros, tem um fio de 5 metros e um porta fio para facilitar na hora de guardá-lo.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Philco Aspirador De Pó Vertical Upright

Vertical Upright

Da nossa lista esse aspirador é o que conta com a maior potência, tendo 2000 w, mas também é o mais pesado, contendo 4,3 kg. Inclusive essa é a reclamação de alguns clientes do site das Lojas Americanas.

Mas esse aspirador tem tecnologia ciclone, que ajuda a melhorar a sucção do aspirador, contém o filtro HEPA e um cabo flexível, que proporciona maior alcance para lugares mais difíceis.

Ele ainda tem uma escova automática, que auxilia na remoção de cabelos em tapetes, estofados e almofadas.

O aspirador tem um filtro de armazenamento com capacidade de 2 litros e um fio elétrico de 4 metros de comprimento.

Veja na Amazon Veja na Americanas

Qual dos aspiradores de pó verticais é o melhor para comprar?

Todos os aspiradores citados tem boa avaliação e contam com vantagens e desvantagens, cabe a você avaliá-las e assim tomar sua decisão.

É importante que antes de escolher você avalie todos os aspectos citados neste artigo, levando em conta as características de sua casa, o uso que o aspirador terá e também o preço.

Dessa forma você vai poder eleger a melhor opção para você.

Veja também o ranking da melhores TVs 4k para comprar esse ano!

Escreva um comentário

Pin It on Pinterest

Guias De Casa

Conteúdo Gratuito


Quer receber mais dicas, guias e descontos?

Indique seu email abaixo para receber novidades de produtos, novos guias, avaliações e também cupons de desconto das melhores lojas!