Maré baixa à vista: gigantes do frete marítimo veem lucros recuarem com tarifas e novas rotas

As empresas globais de navegação, como a Maersk e a Cosco Shipping, que lucraram muito no ano passado, podem ver seus lucros reduzidos em 2025 com a possível reabertura da rota do Mar Vermelho e a ameaça de tarifas punitivas dos Estados Unidos.

Os planos do presidente americano Donald Trump de introduzir novas taxas de importação estão prejudicando o comércio, e a perspectiva de um cessar-fogo duradouro no Oriente Médio pode redirecionar o tráfego de volta pelo Canal de Suez, pressionando as tarifas de frete para baixo.

As tarifas globais de transporte marítimo caíram 5,9% na semana encerrada em 27 de fevereiro, segundo dados do World Container Index. O Índice de Frete de Contêineres de Xangai perdeu 57% desde seu pico em julho. Isso pode afetar negativamente as empresas de navegação.

O setor de transporte marítimo é volátil e vulnerável a ciclos de alta e baixa. As empresas de navegação “provavelmente não teriam tido um bom ano sem a crise do Mar Vermelho”, pois os desvios pelo Cabo da Boa Esperança adicionaram de 10 a 15 dias às viagens.

Não parece haver fatores orgânicos para ajudar a conter o declínio contínuo em 2025. As empresas de navegação precisam se preparar para essa possível mudança no cenário do transporte marítimo.

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