Em meio aos incêndios florestais que têm devastado partes de Los Angeles, uma informação falsa sobre o possível cancelamento da cerimônia da 97ª edição do Oscar, marcada para o dia 2 de março de 2025, foi amplamente divulgada. A história, inicialmente publicada pelo tabloide britânico The Sun, foi rapidamente espalhada por outros meios e se tornou viral.
A matéria afirmava que a premiação estava em risco devido aos incêndios, afirmando até que uma “estratégia de contingência” estaria em vigor para o cancelamento. Além disso, sugeriu que grandes nomes de Hollywood, como Tom Hanks, Emma Stone, Meryl Streep e Steven Spielberg, estariam envolvidos em discussões secretas sobre o possível cancelamento.
No entanto, a informação foi prontamente desmentida. O Hollywood Reporter, após entrevistar fontes confiáveis próximas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, negou qualquer possibilidade de cancelamento da cerimônia do Oscar em 2025. A história falsa se espalhou rapidamente pela internet, mas a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirmou que não há planos de cancelar a cerimônia.